Você acredita em ‘Homens de Preto”?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Você acredita em ‘Homens de Preto”?

Mensagem por pachacuti em Ter 14 Jan 2014 - 19:59


Os misteriosos ‘Homens de Preto’ não oferecem nenhuma explicação por sua aparência, deixando uma trilha de dúvida e confusão por seu caminho. As pessoas que os encontraram muitas vezes relatam ter sido intimidadas e assediadas.

O termo ‘Homens de Preto’, do inglês ‘Men in Black’, ou MIBs, se refere aos indivíduos que muitas vezes aparecem para questionar testemunhas de avistamentos de OVNIs ou de outros fenômenos estranhos.  Geralmente aparecendo em grupos de três, eles se vestem quase que inteiramente em preto, muitas vezes usando óculos escuros.  São geralmente homens, mas há casos também de mulheres envolvidas.  Algumas vezes eles alegam estar trabalhando para uma certa agência do governo federal dos EUA, tal como a CIA.

Essas figuras misteriosas ganharam renome na cultura e no folclore estadunidenses, e uma trilogia popular do filmes Men in Black, estrelando Will Smith e Tommy Lee Jones, foi lançada em 1997.  Além disso, os ‘Homens de Preto’ foram tema de alguns episódios da série de TV The X-Files (Os Arquivos X).

Acredita-se que o termo ’Homens de Preto’ tenha sido criado pelo autor e investigador John Keel, que é melhor conhecido pelo seu trabalho investigativo sobre OVNIs e atividade paranormal, e pelo seu livro The Mothman Prophesies (1975) (As Profecias do Homem Mariposa – trad. lvre n3m3).  Em 1967, Keel escreveu um artigo para a revista Saga intitulado “UFO Agents of Terror” (Agentes OVNI do Terror – trad. livre n3m3), no qual ele descreve sua investigação dessas figuras, assim tornando-se conhecidos como ‘Homens de Preto’.


Visitas documentadas

Um dos primeiros casos documentados de MIBs envolveu o editor da revista sobre discos voadores Space Review, Albert K. Bender, que em outubro de 1953, abruptamente fechou sua publicação.  Em 1963, de acordo com o site ufoevidence.org, dedicado ao estudo científico do assunto, Bender falou em sua autobiografia sobre como foi intimidado por visitantes vestidos de preto a parar todas as publicações.

Um caso mais moderno sobre MIBs envolve o ator e pesquisador de OVNIS Dan Aykroyd, que relatou sua história de MIB no documentário Dan Aykroyd Unplugged on UFOs.  Enquanto ele estava na cidade de Nova Iorque se preparando para um show sobre OVNIs e o paranormal para o SciFi Channel, ele estava tendo uma conversa no seu celular com Brittany Spears e viu um sedan preto com ‘Homens de Preto’ dentro.  Um ‘Homem de Preto’ saiu para fora do carro e ficou encarando Aykroyd, enquanto outro olhava seriamente para ele do banco de traz.  Aykroyd olhou para o outro lado por um momento e quando olhou de volta o sedan havia desaparecido.

“Eu olhei de volta um meio segundo mais tarde e ele tinha desaparecido.  E aquele carro não passou por mim, não fez o balão.  …Aquele carro desapareceu“, disse Aykroyd.

Aykroyd foi informado mais tarde aquele dia que o seu programa havia sido cancelado, deixando muitos ovniólogos imaginando se os ‘Homens de Preto’ tiveram alguma influência nisso.


Somente produto da imaginação?

Devido à natureza estranha dessas figuras, há muitas teorias a respeito de suas origens.  Muitos ovniólogos acreditam que estes seres sejam realmente agentes do governo, enquanto outros acreditam que sejam de origem extraterrestre.  Alguns céticos acreditam que eles sejam somente uma manifestação subconsciente da paranóia estadunidense.

O pesquisador Peter Rojcevicz, que teve um contado imediato com um ‘Homem de Preto’ enquanto estava pesquisando sobre OVNIs, tem uma compreensão diferente.  Ele acredita que o fenômeno MIB tem sido parte da cultura dos EUA desde o começo da história, e que os ‘Homens de Preto’ sejam uma forma moderna de fadas e anjos que foram vistos por pessoas no passado.  Em resumo, ele acredita que mentalmente criamos estes seres – ou a imagem deles – para nos ajudar a firmar nosso conceito de realidade.  De acordo com a palestra de Rojcewicz, “Beware the Physical in the Material: Imaginalia, Folk Belief and the Eclipse of the Literal” (Cuidado com o Físico no Material: Imaginação, Crença Popular e o Eclipse do Literal, trad. livre -n3m3), a natureza antiética que eles representam nos ajuda a compreender a realidade como a vemos, .

Seja lá o que a realidade for, estes seres muitas vezes deixam as pessoas que eles entram em contato estupefatos e com medo.  Eles são virtualmente sinônimos de OVNIs e têm influenciado a cultura pop através da história, documentação e filmes.  Talvez algum dia teremos uma melhor compreensão sobre os ‘Homens de Preto’.

E você, acredita em ‘Homens de Preto’?
avatar
pachacuti
Administrador
Administrador

Mensagens : 16
Pontos : 8251
Reputação : 2
Data de inscrição : 28/12/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum